PRODUTOS
MP Mobiliário  »  Blog  »  COMO MANTER A SAÚDE MENTAL DURANTE O ISOLAMENTO
COMO MANTER A SAÚDE MENTAL DURANTE O ISOLAMENTO
07/04/2020
Confira algumas dicas para tirar o melhor proveito dos dias em que vai ficar em casa 

O mundo está em quarentena e está sendo forçado a se readaptar e se reiventar nesse período, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Como bem sabemos, a determinação da Organização Mundial da Saúde para evitar ainda mais contágios no mundo, é a de que todos permaneçam em casa. Mas não adianta, quando somos forçados a ficarmos isolados, uma série de reações podem aparecer. Mas como manter a saúde mental em tempos assim?

 



 

Nada de excessos para não criar paranoias 

“É um período de readequações e estamos vivendo uma inquietude geral. O isolamento por si só incomoda pelo fato de ser uma perda de liberdade e por existir algo que os outros não podem fazer por nós: manter a calma. Saber que isso é temporário, que tem um fim e não consumir, compulsivamente, as notícias sobre o Coronavírus, ajuda a diminuir a sensação de paranoia. Assista aos noticiários para entrar em contato com a realidade dos fatos e, depois, continue as demais atividades. Sem excessos”, ensina a psicóloga e psicanalista Roberta Chiconi

É normal para a maioria das pessoas ter os mais variados tipos de sentimentos em relação ao distanciamento social, porém, tentar manter a tranquilidade é a melhor saída.



 

Em algum momento vai passar! Afirme isso sempre. 

“Para suportar a situação, a pessoa deve enfrentar o momento e aumentar o grau de tolerância com ele mesmo e com os outros. É uma crise geral e auxilia muito saber que isso não é infinito, vai passar! Surgirão angústias, medos, estresses e sofrimentos e, saber disso, nos mantém mais alicerçados no encontro conosco, com nossas questões para que não neguemos essas sensações. Ter consciência disso ajuda na travessia”, detalha Chiconi.

Ela também ensina que a tecnologia tem sido nossa grande aliada em muitos aspectos e, nesse momento, ganha relevância ainda maior. Conversar via aplicativos com vídeo ou voz com os familiares, amigos, colegas de trabalho, de acordo com a psicológa, ajuda a encurtar essa distância, além de ser uma excelente oportunidade para recuperar laços afetivos e sociais.

Brincar com os filhos, contar uma história, falar com os avós, dialogar com o marido, esposa, a família...tudo isso foi se perdendo com o tempo e devemos aproveitar esse período como oportunidade de resgatar esses hábitos.



 

E o que fazer para amenizar a ansiedade nos dias de isolamento? 

A nossa entrevistada de hoje, a psicóloga e psicanalista Roberta Chiconi, disponibilza algumas orientações e possibilidades, tais como:

- Manter os hábitos de higiene e respeitar as recomendações sanitárias

- Reorganizar a rotina e os espaços

- Praticar atividades físicas que possam ser feitas em casa são bacanas também, tais como: jardinagem, cuidados com os pets, meditação, pequenas mudanças de móveis na casa, escutar  uma música e fazer uma leitura.

“A essa última dou um destaque especial, pois nos transporta para outros mundos e aumenta nossa capacidade de elaborar os golpes da vida. Alimenta a alma – principalmente, a arte, a leitura de poemas, poesias e a música – porque dá uma sustentação psíquica e auxilia na construção de um saber sobre a imensidão de si”, detalha Chiconi



 

Mas e depois que tudo isso passar,o que vai acontecer?

De acordo com a profissional de psicologia, a sociedade sairá diferente dessa experiência e precisará enxergar tudo como um grande aprendizado.

“Sairemos diferentes dessa! Essa situação limite e inédita afeta a todos; não haverá um que não será afetado. Seremos outros! O fim de algo traz a mensagem de que o novo está aí e de que a vida e o tempo podem ser aproveitados com o essencial. Sabe aquela história que menos, é mais? Então, é isso!”, finaliza a psicóloga.

 

Josy de Paula

Jornalista – MTB: 41847SP       

 

 

O que achou das dicas da psicóloga?

Compartilhe com a gente como tem sido seus dias em meio ao isolamento.

 

 

Fonte:

Roberta Chiconi
Psicóloga e Psicanalista
CRP 06/112456
Contato Consultório – Americana/SP


WhatsApp (19) 99152.3645

Instagram.com.br/robertachiconi_psicanalista

 
« VOLTAR
Loja Americana
R.: Dr. Cândido Cruz, 112 | Centro
19 3461.5256 | 19 3461.2527
MPMobiliário