PRODUTOS
MP Mobiliário  »  Blog  »  MDP ou MDF?
MDP ou MDF?
09/10/2019
Está pensando em iniciar um projeto e se deparou com a seguinte dúvida: MDP ou MDF? Calma, que você não está sozinho. Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre um e outro e por isso, a MP Mobiliário resolveu dar uma ajudinha para você nunca mais se perguntar qual é o mais indicado para determinada situação.

 

O Medium Density Fiberboard (Fibras de Média Densidade) melhor conhecido como MDF, é muito utilizado para armários, mesas, gaveteiros e prateleiras. Esse tipo de painel é mais fácil de fresar do que o outro, porque resiste a lascas e rasgos. O MDF pode ser acabado com folheado ou laminado e aceita tinta sem absorção indevida ou deformação indesejável.



Já o MDP, Medium Desinty Particleboard, (Partículas de Média Densidade) é composto por uma camada tripla, onde as extremidades são de pequenas gramaturas e a que fica no centro é de maior gramatura.



Hoje, a tecnologia utilizada no processo de fabricação do MDP possui um nível muito superior ao processo de fabricação do antigo aglomerado, com o qual é equivocadamente confundido.

“MDP e MDF são produtos similares, sendo seu processo de fabricação praticamente idênticos no início. O MDP é feito a partir de partículas de madeira prensadas, já a composição do MDF se dá a partir das fibras da madeira. No Brasil, a fabricação de ambas acontece por pinhos ou eucaliptos”, explica William Costa, gerente de PCP da Bellaart Móveis, principal fornecedor da MP Mobiliário.

William também lembra que em geral não existe essa regra na hora da fabricação do móvel corporativo, eles são feitos de acordo com o que o cliente deseja, porém, o MDP é mais indicado quando se trata de projetos de linha reta, pois, tem alta resistência ao empenamento e à aplicação de parafusos. Mesmo sendo produtos similares, a questão do peso para transporte também influencia muito na escolha em se trabalhar com o MDP.



Projeto Corporativo em MDP - linhas retas.

 

Existe uma grande polêmica no mercado sobre qual material é melhor que o outro e o que compensa mais em determinado projeto, mas de acordo com o gerente da Bellaart Móveis, isso é mito!

“Existe uma questão cultural comercialmente falando de que o MDF é melhor, pois ele é de fácil acesso ao consumidor final e pequenas marcenarias, porém isso não é a realidade. Existem recomendações para uso em determinadas peças, como por exemplo, as que possuem circunferências e usinagem de borda, o MDF é mais indicado, porém para as peças de tamanho maiores que são retas, elas podem abaular, fato que dificilmente acontece com o MDP obedecendo a carga máxima admissível, pois esta possui maior capacidade de conformação”, detalha William.



Em uma época em que a sustentabilidade é pauta no meio corporativo, analisar a política da empresa que fornecerá o material em MDF ou MDP é uma grande responsabilidade. Fernando Piassi, programador de PCP da Bellaart Móveis, vistoria de perto os fornecedores da fábrica:

“A principal matéria-prima da Bellaart é o MDP e tive a oportunidade de conhecer uma das fábricas de nosso principal fornecedor, a Duratex. Lá, eles trabalham com madeira 100% reflorestada, o que faz dela uma empresa sustentável e preocupada com o meio ambiente. Outros fornecedores seguem o mesmo exemplo, é o caso da Eucatex e da Berneck, empresas também fabricantes de MDP e MDF, que fazem parte dos fornecedores da Bellaart. Outros fatores interessantes são os processos automatizados, os sistemas de qualidade eletrônicos e o monitoramento das etapas de fabricação sendo acompanhadas através de câmeras de vídeo”, pontua Piassi.



A cultura brasileira está enraizada quanto à qualidade do MDP, de que supostamente esfarela com o passar do tempo e por isso, o consumo maior é do MDF. Contudo, conforme especialistas comentaram isso é um mito. Eles inclusive afirmam que na Europa, o MDP fica em primeiro lugar nas vendas.

Gostou da matéria?

Então curta e compartilhe com seus amigos!

Fontes das fotos: arquivo Bellaart Móveis Corporativos e Duratex.
« VOLTAR
Loja Americana
R.: Dr. Cândido Cruz, 112 | Centro
19 3461.5256 | 19 3461.2527
MPMobiliário