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Vou trabalhar Home Office. E agora?
19/03/2020
Muitas empresas estão adotando desde a semana passada, o modelo de trabalho home office para uma parcela de seus colaboradores, a fim de evitar a propagação do Covid-19 (novo coronavírus). Atitude essa adotada pelas empresas que além de ser muito importante, também é recomendada até mesmo para quem não apresenta sintomas, mas traz desafios como disciplina, inteligência emocional, organização e produtividade.

 Apesar da “comodidade” (e quase que um isolamento obrigatório devido às circunstâncias) o modelo home office pode ser mais fácil para procrastinar e perder o foco, pois é um trabalho sem a “supervisão” ou muito perto de objetos de lazer ou descanso.

Por essa razão, de ser um grande desafio, não só para o empregador como para o colaborador, separamos 5 dicas para você não perder a concentração e manter a saúde mental, afinal, somos seres de convívio e perder esse vínculo social por tempo indeterminado, pode acarretar algumas consequências.

Mas vamos lá: 

 

Dica 1: Estabeleça um horário de trabalho e mantenha o foco:

Isso ajuda a tornar sua linha que separa seu tempo pessoal do profissional mais fácil de enxergar.

Faça a seguinte pergunta para você mesmo: se eu estivesse em um escritório, faria essa tarefa durante o dia? Se a resposta for não, então saiba que você deve fazer essa atividade antes ou depois do horário de trabalho.

Lembre-se que cada um é diferente e possui formas diferentes de rendimento. O importante é ter bom senso e entender quais são os obstáculos para sua produtividade e então estabelecer quais deles você não vai fazer durante o tempo de trabalho. 



 Imagem: https://br.freepik.com/

 

Dica 2: Estruture seu dia

Defina uma programação, isso ajuda você a se manter mais motivado.

É natural que demore algumas semanas para entender qual é seu melhor ritmo de trabalho em casa, por isso, a importância de um planejamento diário, fazer uma lista das tarefas do dia é uma ótima saída para não se esquecer de nada.



 Imagem: https://br.freepik.com/

 

Dica 3: Faça pausas regulares

É vital fazer intervalos regulares, isso melhora a produtividade. Essas pausas têm efeito “restaurador”. Encontre sua pausa.

“Pesquisadores de uma empresa de mídia social rastrearam recentemente os hábitos de seus funcionários mais produtivos. Eles descobriram que os melhores trabalhadores normalmente trabalhavam intensamente por cerca de 52 minutos e depois faziam um intervalo de 17 minutos.”



Imagem: https://br.freepik.com/

 

Dica 4: Estabeleça limites com os outros

O fato de você estar de home office não significa que está de folga ou disponível para conversas. Seus amigos e familiares precisam saber disso. A nossa dica é que você “monte” um cantinho para trabalhar, se possível até mesmo um local onde possa fechar a porta.

Um outro ponto, faça um “check-in” sempre que possível com colegas e superiores, dizendo o que você está fazendo, como eles estão...



mobiliário: fornecedor MP Mobiliário

foto: arquivo MP Mobiliário

 

Dica 5: Mantenha-se conectado

O isolamento prolongado pode levar a uma menor produtividade e desmotivação. Para ajudar, mantenha-se conectado com o mundo através das redes sociais - é claro que mantendo sempre o bom senso - e falando com seus colegas de trabalho e sua equipe, sobre as tarefas e demandas diárias. Isso ajuda também a manter a saúde mental.

 

Imagem: https://br.freepik.com/

  

Resumindo! 

Primordial: 


  • Fazer um cronograma de trabalho, informe-o e cumpra-o

  • Concentração

  • Crie um espaço de trabalho dedicado

  • Faça com que sua família e amigos respeitem seu horário de trabalho. 


Não é recomendado:


  • Trabalhar o dia todo sem intervalos regulares

  • Isolar-se

  • Não fazer o check-in regularmente com colegas e chefes.


 

Agora é só ligar o notebook ou computador e mãos à obra!

 

 

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/
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